Gerador energia
GERADOR DE ENERGIA: ENTENDA COMO FUNCIONA
Além das usinas hidrelétricas existe outra fonte de energia que são os geradores, devido a sua capacidade de transformar substâncias como combustível e óleo diesel em eletricidade, é capaz de sustentar o funcionamento de equipamentos quando houver quedas de energia.
Embora o sistema de distribuição de eletricidade seja bem eficiente, pode ocorrer falhas na transferência de energia, especialmente quando submetida a tempestade o que compromete por um tempo determinado. Quando isso ocorre, o gerador de energia passa a ter função fundamental no funcionamento dos equipamentos e na iluminação local.
COMO FUNCIONA?
Possui capacidade para converter energia mecânica em energia elétrica, pois transfere a energia gerada em seu eixo para um ímã, e nesse processo de rotação existe uma tensão em seus rolamentos, com isso é criada energia. Esse processo é baseado na indução eletromagnética, ou seja, quando há o funcionamento de uma bobina e um ímã trabalhando para gerar energia elétrica.
1- Geradores movidos a gasolina
São equipamentos de menor porte e capacidade geralmente usados em comércios e residências, funcionam através da queima da gasolina. A sua vantagem é que seu funcionamento não provoca muitos ruídos, mas em contrapartida a gasolina tende a ter preço mais elevado.
2- Geradores movidos a diesel
Nesse caso, possui maior potência e capacidade, sendo indicado para lugares de maior extensão como hospitais, grandes empresas, comércios, grandes eventos, e de forma geral lugares que precisam de uma potência maior. É um equipamento mais vantajoso em questões de custos e durabilidade.
3- Geradores movidos a gás
É um equipamento de alta potência e seu combustível são os gases naturais, podendo abastecer locais com alto consumo como industriais e aeroportos. Possui uma potência maior de abastecimento.
4- Geradores movidos a ar natural
É a forma mais sustentável e natural para gerar energia elétrica, pois é produzida pelo vento, porém é pouco utilizada mesmo sendo tão benéfica, seu uso é mais comum em países desenvolvidos
5- Geradores movidos a energia solar
Também é considerada uma energia natural e de menor impacto para o meio ambiente, sua captação é feita através de um painel, porém não é tão utilizada, sendo mais comum em residências.
Os geradores movidos a diesel são mais recomendados e usados, pois oferecem maiores vantagens, além de atender melhor a necessidade de reposição elétrica em situações de falhas ou até mesmo a falta da distribuição.
QUAL A ESTRUTURA DO GERADOR DE ENERGIA?
A estrutura básica do gerador de energia é feita por um sistema simples de funcionamento
- Painel: responsável por controlar o sistema e visualizar seu funcionamento;
- Baterias: sua função é criar uma tensão que é direcionada ao motor;
- Motor: após a tensão feita pelas baterias é criado um campo magnético no motor;
- filtro de combustível: possui a substância que alimenta o sistema como gasolina, diesel, entre outros.
Além disso, possui um sistema de resistência que mantém o equipamento sempre aquecido, mesmo quando não está em funcionamento, esse aquecimento é de extrema importância para o bom funcionamento do gerador de energia. Seu painel de comando é formado por disjuntores responsáveis por controlar toda a operação, como resistência e os sensores, além de ser um equipamento todo em aço, formado por válvulas, mangueiras, tubulações e outras composições.
CIRCUITOS ELÉTRICOS
Existem circuitos distintos que são possíveis para o funcionamento do gerador de energia e para entendermos melhor como cada circuito funciona, vamos ver abaixo algumas particularidades:
1- Corrente contínua
É um fluxo único de elétrons para o mesmo sentido e na mesma potência, não sendo variável e nem com grande potência, sendo usada para o abastecimento de chuveiros e equipamentos que funcionam sem grande potência de energia.
2- Corrente alternada
Os elétrons seguem sentidos distintos, podendo variar e mudar seu destino cerca de Cento e vinte vezes por segundo, o que permite maior potência e maior alcance para abastecimento de equipamentos devido ao uso do transformador que aumenta sua potência.
COMPOSIÇÕES DO CIRCUITO
1- Resistores
Possui capacidade para transformar energia elétrica em energia térmica, esse procedimento é conhecido como efeito joule. Esse efeito pode ser combinado de duas formas sendo pela combinação em série e combinação paralela.
2- Capacitores
É responsável por armazenar energia elétrica e com isso consegue gerar energia eletrostática. Essa energia acontece por meio de atritos quando os átomos estão instáveis, é possível conseguir esse efeito com o próprio corpo humano.
3- Geradores
É responsável por gerar diversos tipos de energia como o sol em energia elétrica, além de funcionar e gerar energia através de diversos elementos como, gasolina, diesel, gás, ar entre outros.
4- Indutores
Sua função é armazenar eletricidade em forma de campo magnético. Sua estrutura é formada por uma bobina e com um fio normalmente revestido em cobre proporcionando maior resistência.
Além de cada circuito separado é possível aderir mais de um circuito e combiná-los tudo dependerá o sistema que será usado e qual a necessidade, mas na maioria dos sistemas esses circuitos são combinados.
NORMAS TÉCNICAS DE FABRICAÇÃO E USO
Como os demais dispositivos, o gerador de energia também possui uma normatização a fim de estabelecer alguns critérios de fabricação, instalação e uso para evitar riscos e determinar um padrão. Essas regras de uso são estabelecidas pela norma brasileira de eletricidade, considerando apontamentos presentes na NBR 5410 para dispositivos de baixa tensão e a NBR 14039 para dispositivos de média tensão.
É necessário que antes de fazer a compra de um equipamento seja feita a contratação de um técnico para a elaboração de um projeto para o gerador de energia e assim conseguir adequar a instalação do equipamento e uso de acordo com as determinações descritas na norma.
EXIGÊNCIAS ESPECÍFICAS A NORMA
Existem alguns princípios dentro da norma que é exigido para a instalação e funcionamento do gerador, uma delas menciona que é proibido o funcionamento do gerador de energia, caso provoque interferência no sistema concessionário.
Os circuitos devem ser feitos em tubulações diferentes, separando a tubulação da concessionária dos circuitos do gerador. Além disso, é exigido que seja apresentado um projeto com todas as especificações do sistema para a concessionária, contendo ART (anotação de responsabilidade técnica), informações técnicas do gerador como potência, fabricante, circuitos, combustível, entre outras especificações.
É muito importante que o sistema de gerador de energia seja separado e distinto do sistema de eletricidade convencional, e quanto à instalação de um gerador é particular, passa a ser obrigatória a apresentação do projeto com todas as especificações do equipamento e também dos circuitos e tubulações que agregam seu funcionamento.
QUAIS AS VANTAGENS?
O gerador de energia é muito útil para diversos segmentos, mas é fundamental para a garantia do funcionamento de equipamentos e iluminação especialmente de empresas, industriais e grandes eventos em casos de queda ou falta de energia.
É possível com o gerador de energia manter o funcionamento de equipamentos e a operação dos serviços normalmente, sem a perda de tempo e lucro na operação. A queda de energia elétrica pode acontecer repentinamente e prejudicar toda a operação afetando diretamente os resultados de uma empresa, mas para que isso não aconteça é feito um investimento para aquisição do gerador de energia e com isso prevenir uma situação inesperada como a falta de energia elétrica no local.
Mas não tem sido aderido penas por empresas e indústrias, o gerador de energia também tem sido muito útil para diversos segmentos como escolas, comércios de médio porte, entre outros. Sua variedade de potência, modelos e estrutura possibilita que qualquer um tenha esses equipamentos, veja outros motivos pelo qual é usado e vantajoso:
- Instabilidade na distribuição de eletricidade;
- Riscos de racionamento;
- Falta de distribuição em algumas localidades;
- Aumento do custo na utilização da energia comum.
QUAIS OS CUIDADOS?
Grande parte do gerador de energia emite um ruído muito intenso em seu funcionamento, por isso, é muito importante que o profissional que tenha contato com o dispositivo enquanto funciona use equipamentos de segurança, especialmente os protetores auriculares para proteção da audição.
QUAIS FATORES CONSIDERAR?
Ao comprar um gerador de energia, é necessário que alguns fatores sejam considerados, como a potência da máquina, pois é necessário escolher uma potência que atenda a todos os equipamentos que serão abastecidos pelo sistema para que consigam operar com a intervenção do sistema de reversão de eletricidade.
É necessário verificar o tamanho e estrutura dos geradores, pois costumam ser equipamentos de grande porte e peso, sendo necessário e imprescindível separar um local para instalação exclusiva desse equipamento. Outro fator importante para optar é o tipo de combustível mais viável e eficaz para o funcionamento da máquina de acordo com a necessidade de abastecimento do local.
É importante avaliar os níveis sonoros do equipamento, pois costumam emitir ruído intenso e é preciso verificar qual o melhor local para a instalação desse equipamento de forma que não atrapalhe no funcionamento do local, pois podem ser bem desconfortáveis, além de causar problemas com as edificações ao redor.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO?
Assim como todo equipamento é necessário que tenha acompanhamento de um técnico para manutenção mensal, a fim de avaliar se a operação está em sua normalidade e evitar falhas no sistema.
Essa avaliação de ser feita por um técnico apto para operar o sistema e verificar alguns fatores do dispositivo como o óleo, a limpeza dos filtros, integridade do combustível, verificar se há vazamentos ou algum ruído anormal enquanto funciona.
EMPRESAS DE MANUTENÇÃO
É de extrema importância que a manutenção ocorra mensalmente, por isso o ideal é que seja feita a contratação de empresas referências no segmento, pois o gerador de energia pode ser perigoso devido a sua funcionalidade ser feita através de combustivel e se não acompanhado pode até acontecer uma explosão no local, para evitar esses riscos e falhas é muito importante a contratação de uma empresa para manutenção.
É possível encontrar empresas na internet e no portal o Soluçõe Industriais que são especializadas em fabricação, instalação e manutenção do gerador de energia, o que garante maior confiabilidade na prestação dos serviços.
FORNECEDORES PARA O COMBUSTÍVEL
É preciso ter o mesmo cuidado no momento de escolher empresas para prestar manutenção e fornecedores para o fornecimento de combustível de qualidade, pois quando eficiente consegue maior rendimento e oferece ao equipamento melhora na operação.
Além disso, é necessário que a troca de combustível seja feita de forma frequente durante a manutenção preventiva, para que tenha um combustível sempre renovado e eficaz para o funcionamento adequado o dispositivo.
QUAL O INVESTIMENTO PARA GERADOR DE ENERGIA?
Existem variados preços e isso ocorre devido a diversos fatores como aos diferentes modelos, potências, tamanhos e fabricantes. O equipamento exige alto investimento devido ser um equipamento bem complexo e composto por aço com funcionalidades e comandos específicos. A precificação do gerador de energia varia de acordo com o modelo que vai melhor atender a necessidade e também aos parâmetros estabelecidos, pois é uma variável de cada fabricante.
O sistema de gerador de energia não é tão simplificado, por isso, possui particularidades e exigências técnicas que devem ser seguidas pelo fabricante e também pelo técnico responsável pela instalação do equipamento, considerando todas as normas especialmente quanto aos circuitos e separação de tubulações entre gerador e concessionária, pois a junção desses circuitos pode provocar muito problemas para o proprietário do local e empresa responsável pela instalação.
ENERGIA ELÉTRICA NO DIA A DIA
A energia elétrica é de extrema importância, não somente para o funcionamento das empresas, mas também para as funções do dia a dia, como tomar banho, assistir televisão, carregar o celular, entre inúmeras outras atividades que desempenhamos no dia a dia.
Por isso, é indispensável esse fator em nossa rotina, para todas as atividades é necessário o consumo da eletricidade, não somente para empresas, mas também dentro da nossa casa para realizar necessidades básicas.
A IMPORTÂNCIA DA ECONOMIA ELÉTRICA
Existem inúmeros motivos para a economia da energia elétrica, o sistema mais comum para criar eletricidade é o sistema hidrelétrico que consome muitos litros de água, que são transformados em energia, portanto, é preciso pensar que para termos acesso a eletricidade existe um grande processo de transformação e perda por detrás, com isso, é fundamental que o consumo seja consciente.