Gerador Diesel
*SAIBA MAIS SOBRE O GERADOR A DIESEL E SUA IMPORTÂNCIA
Apesar da maioria da produção de energia do Brasil ser advinda das usinas hidrelétricas, locais em que utiliza-se a força da quedas de água dos rios para que a eletricidade seja gerada, existem outras formas de produzir energia elétrica.
A qualquer momento do dia podem acontecer, por motivos variados, quedas repentinas de energia elétrica, o que pode interferir em atividades do trabalho ou relativas aos afazeres domésticos. De tanto que essa força faz parte do nosso dia a dia, podemos acabar esquecendo de sua importância. Independente de se tratar de uma residência, indústria, loja ou qualquer outro tipo de estabelecimento, a energia colabora para que a grande maioria dos itens funcionem e faz com que seja possível realizar uma série de atividades.
Pare por um momento e pense em seu dia, desde a manhã até a noite, no momento de dormir: quantos objetos precisam de energia para funcionar? Quais as funções que você realiza que, sem a existência de energia elétrica, não seriam possíveis de serem cumpridas?
Tomar um banho quente, assistir uma série na televisão, carregar o celular, acender a luz de um cômodo no período da noite, usar o computador no trabalho: essas são algumas das atividades que o fornecimento de energia faz com que sejam possíveis serem realizadas no dia a dia. Além dessa, é importante lembrar que a energia também faz com que seja possível o funcionamento de indústrias, escolas, estabelecimentos comerciais, hospitais, semáforos, e outros locais importantes para a população em geral.
TRAJETÓRIA DA ENERGIA
Antes de chegar até as casas e estabelecimentos em geral, mais precisamente no Brasil, a energia elétrica passa por um certo caminho. Depois de ser gerada nas usinas hidrelétricas, é direcionada para as cidades através das linhas de alta tensão e as torres de transmissão. São essas estruturas que, quando estamos andando de carro pela estrada, conseguimos enxergá-las nos lados das pistas das rodovias.
A energia, depois de ter sido transmitida por meio das linhas e torres de transmissão, chega aos municípios, sendo encaminhada diretamente aos transformadores de tensão, responsáveis por realizar a regulagem e diminuir a voltagem da energia. Com isso, ela pode ser direcionada para a rede de distribuição, por meio dos fios e postes de energia, que a conduzem para as ruas e residências. Os postes possuem, ainda, transformadores de distribuição cuja função é rebaixar a voltagem da energia de acordo com a necessidade existente, que geralmente é 127 volts ou 220 volts.
FALHAS E INTERRUPÇÕES NA TRAJETÓRIA
Como possui transporte facilitado e baixas taxas de perda quando passa por conversões, a energia elétrica é uma das principais formas de energia utilizadas hoje em dia. Deve-se considerar, no entanto, que durante todo a trajetória que ela passa até chegar nos lares e estabelecimentos, podem ocorrer adversidades que interferirão na distribuição e fornecimento da mesma, geralmente causadas por fenômenos naturais como ventos fortes, tempestades e raios.
Caso uma situação dessa aconteça, a ajuda de um gerador colaborará para que as atividades que dependem de energia não sejam cessadas, como em um hospital, por exemplo. Neste local, mais precisamente, existem diversos aparelhos que precisam do bom funcionamento da eletricidade para que se mantenham funcionando e a vida dos pacientes esteja devidamente segura. Caso aconteça uma queda ou falha de energia, o gerador conseguirá suprir essa falta de energia, garantindo o bom funcionamento dos equipamentos e garantindo, assim, a vida dos pacientes.
O QUE FAZ UM GERADOR?
Ao contrário do que muitos possam pensar, os geradores, entre eles o gerador a diesel, não produz energia, mas, sim, a converte de um determinado tipo, para outro. Eles são capazes de transformar energias do tipo química, solar, mecânica e de outra natureza, em energia elétrica. Mesmo com a existência de falha elétrica, os geradores conseguem manter a energia contínua do local em que está instalado, sem ter que cessar sua distribuição.
Esses equipamentos são formados por dois pólos, um negativo e o outro, positivo. O pólo negativo possui potencial elétrico menor e o positivo, maior. Os dois pólos possuem funcionamento em conjunto, dentro de um circuito em que a energia das cargas é fornecida pelo gerador.
As cargas se movimentam do ponto negativo para o positivo, mantendo uma diferença de potencial elétrico, também conhecida pela sigla "ddp" entre esses pontos. A diferença de potencial também costuma ser denominada como tensão elétrica e os geradores fazem com que seja possível que ela possua maior durabilidade, evitando possíveis interrupções no circuito.
DIFERENTES TIPOS
Existem geradores que convertem diferentes tipos de energia e que utilizam diferentes tipos de combustíveis para gerarem energia elétrica. Cada um dos tipos, incluindo o gerador a diesel, possui determinadas características e especificidades que fazem com que seja necessário uma pesquisa prévia antes de adquiri-los. Alguns dos tipos existentes são:
Eólico
Este tipo é um dos mais naturais, pois sua fonte de energia provém do vento, que é um recurso extremamente renovável e natural, o que promove ao gerador eólico um baixo preço de custo para que funcione. A energia eólica é mais comum de ser utilizada em países desenvolvidos, mas, devido suas vantagens, as chances de ganhar cada vez mais espaço em meio à área de produção de energia vem aumentando de forma exponencial.
Solar
Este tipo também é considerado uma energia natural, pois também provém de um recurso natural, que é a incidência da luz solar. A energia produzida é denominada fotovoltaica e apresenta baixo nível de impacto ambiental e, assim como a energia eólica, baixo custo para sua produção.
A incidência da luz do sol é captada por meio de placas solares que são instaladas nos telhados das construções e, após isso, armazenada em uma bateria para que, depois, possa ser distribuída no local onde fora instalada, que pode ser uma residência ou uma empresa.
Mecânico
Assim como o nome já revela, geradores desse tipo realizam a conversão de energia mecânica em energia elétrica. Um exemplo que é utilizado diariamente pela maioria das pessoas é um dos componentes que fazem com que os carros funcionem, que é o alternador, formado por um ímã fixado a um eixo rotativo que ao entrar em atividade, tem a capacidade de criar um campo magnético que gera corrente elétrica, ou seja, eletricidade.
A gás
Por apresentarem alta eficiência, este tipo de geradores costumam ser usados em lugares que apresentam alto consumo de energia elétrica, como por exemplo shoppings, grandes empresas, aeroportos e indústrias de óleo e gás. Para que se funcionamento ocorra, podem ser usados diferentes tipos de gases, como o gás natural e o gás de aterro, por exemplo.
Um ponto positivo desse equipamento é sua rápida resposta caso ocorra um apagão ou uma queda de energia, pois o gerador à gás entra em funcionamento rapidamente, conseguindo normalizar o abastecimento da energia elétrica no local onde está instalado. É necessário, no entanto, estar sempre atento à determinados cuidados para que o equipamento possa funcionar de forma segura e eficiente.
A gasolina
Quando comparados ao gerador a diesel considerando aspectos como o tamanho físico e a potência, os geradores movidos a gasolina possuem mais pontos positivos. No entanto, se a situação em questão tiver necessidade de manter o equipamento em funcionamento diário e ininterrupto, o gerador a diesel é mais indicado, visto que o combustível que utiliza possui menor custo do que o gerador a gasolina.
As vantagens acerca desse tipo de equipamento referem-se às menores dimensões de tamanho e o baixo ruído quando está funcionando. A desvantagem, no entanto, está no valor do combustível que utiliza para conseguir realizar a conversão para energia elétrica.
A diesel
O gerador a diesel é o tipo mais recomendado e usado, pois promove uma série de vantagens: possuem alta resistência, capacidade e um dos pontos mais importantes, boa rentabilidade. O conjunto dessas características torna possível a utilização desse equipamento por mais tempo e frequência do que os geradores a gasolina, por exemplo.
Devido sua grande capacidade de produção de energia, o gerador a diesel costuma ser usado em lugares com grandes dimensões de área e que, por isso, precisam de mais energia elétrica para que todos os seus equipamentos funcionem eficientemente. Grandes eventos, estabelecimentos comerciais de grande porte, hospitais, hotéis e grandes empresas são alguns dos exemplos que podem ser citados.
A manutenção periódica bem realizada de um gerador a diesel garante que o equipamento consiga se manter em funcionamento por mais tempo e com baixo consumo de motor, o que faz com que seja mais eficiente se utilizado ininterruptamente.
COMPONENTES DO GERADOR A DIESEL
Apesar de existirem diversos tipos de geradores, a maioria deles, entre ele o gerador a diesel, são formados por alguns componentes que não costumam ser muito variáveis. Alguns desses elementos são o motor, regulador de tensão, bateria, sistema de combustível, painel de controle e sistema de lubrificação.
O painel é a parte cuja função é permitir a visualização do funcionamento do equipamento e por ser o local onde seu funcionamento pode ser controlado. A bateria cria uma tensão que é direcionada ao motor, assim que o gerador a diesel é ligado. O filtro de combustível é o local onde é armazenado o componente que possui como função alimentar o sistema, neste caso, o diesel. O motor, por sua vez, é o local onde, após a tensão criada pela bateria, cria o campo magnético para que o gerador realize a sua função.
O QUE DEVO CONSIDERAR PARA COMPRAR UM GERADOR?
Ao decidir a utilização de um gerador, um das dúvidas mais recorrentes é qual o tipo de equipamento adquirir mediante as diversas opções disponíveis no mercado. Existem várias opções de marcas e capacidades desse tipo de produto, que possuem variáveis relacionadas aos seguintes pontos:
- Voltagem gerada (110, 220 ou 380 volts);
- Potências máximas e nominais;
- Tipo de alimentação;
- Tipo de partida (elétrica ou manual);
- Tipo de fase (monofásico ou trifásico).
Devido a essas variáveis, é necessário analisar com atenção qual o tipo comprará, pois é importante que ele conseguirá suprir as necessidades da melhor forma possível. Se o gerador for colocado em uso em um determinado local em que necessite de menos quantidade de sua capacidade, pode ocorrer o subdimensionamento, o que provoca excesso de consumo de óleo lubrificante e de fumaça.
Se for utilizado em um lugar que precise de mais quantidade do que sua capacidade consegue atender, ocorre o chamam de superdimensionamento, que ocasiona em paradas constantes do equipamento e superaquecimento do mesmo.
GERADOR A DIESEL OU A GASOLINA: QUAL A MELHOR OPÇÃO?
Num geral, o gerador a gasolina costuma ser mais indicado para os locais em que precisarão desse tipos de energia de forma esporádica e com baixa capacidade, suprindo demandas para equipamentos mais básicos como televisão, lâmpadas e outros equipamentos domésticos de menor porte, ou para prestar determinados serviços de forma eventual.
O gerador a diesel, por sua vez, representam o tipo ideal para locais em que serão necessários mais volume de potência, energia, de forma contínua ou por pouco tempo, dependendo do caso. Indústrias, supermercados, hospitais e hotéis são alguns dos exemplos de alguns lugares em que o gerador a diesel pode ser uma melhor opção a ser adquirido.
MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO GERADOR A DIESEL
Assim como qualquer outro tipo de equipamento, o gerador a diesel também deve passar por manutenções preventivas de forma periódica para que seu funcionamento se mantenha acontecendo de forma mais eficiente possível. A manutenção do gerador a diesel, além de promover seu melhor desempenho, também colabora em atestar a segurança para as pessoas que ficam no mesmo ambiente que ele.
Para que seja realizada de forma correta, é importante buscar ajuda especializada, pois trata-se de uma atividade importante. Geralmente, durante esse tipo de procedimento, são fiscalizados fatores como:
- Qualidade do combustível utilizado;
- Limpeza dos filtros;
- Existência de vazamentos;
- Ruídos anormais durante o funcionamento.
Além de contribuir na melhor eficiência do equipamento e na segurança das pessoas que estão no mesmo ambiente, a manutenção bem realizada também colabora evitando possíveis problemas como o superaquecimento e choques elétricos, por exemplo. Devido todos esses fatores, buscar uma ajuda especializada, seja de um profissional ou de uma empresa do ramo, é extremamente importante, pois isso acarretará em um serviço seguro.